Afinal, terapia holística funciona?
- serintegralterapia
- 29 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Terapia holística funciona? O que a ciência diz sobre os efeitos das Terapias Holísticas? O que é mito e o que é verdade?
Terapia Holística: significado
Primeiro, precisamos ter claro o que é Terapia Holística!
A Terapia Holística é uma abordagem terapêutica que considera nossa saúde como um todo: nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual. Ela trabalha de maneira integral nosso momento atual, investigando nosso passado e a raiz de nossas desordens, e prevenindo nossa saúde no futuro.
Cada vez mais, a ciência tem compreendido que nossa saúde não depende apenas do físico. Tudo em nosso corpo está interligado. E é por isso que tantas pessoas tem buscado as Terapias Complementares.
A espiritualidade, por exemplo, é um dos pilares da Terapia Holística.
Segundo matéria do jornal da Band (2019), médicos devem abordar o que é espiritualidade dentro dos consultórios. A orientação, inédita em todo o mundo, é da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Alguns exemplos de tipos de Terapias Holísticas amplamente conhecidas são:
Reiki;
Florais ;
Yoga e Meditação;
Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.
terapia de regressão
O reconhecimento das Terapias Holísticas pela OMS e SUS
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde pode ser definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. E a Terapia Holística leva isto como base.
Desde 1979, a OMS estimula o uso da Acupuntura (técnica da Medicina Tradicional Chinesa). Também reconhece a meditação como um método para a prevenção de doenças.
Desde 2002, a OMS vem estimulando o uso da Medicina Tradicional/Medicina Complementar/Alternativa nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental modernas.
Em 2006, duas importantes políticas foram aprovadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS):
Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos;
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com 5 tipos de terapias.
Atualmente, o Ministério da Saúde do Brasil oferece 29 tipos de Terapias Holísticas para a população, entre elas: Constelação Familiar, Hipnoterapia, Musicoterapia, Reiki, Florais, Yoga e Meditação. Mais detalhes na reportagem do Ministério da Saúde!
O Ministério da Saúde considera as PICs e Terapias Holísticas tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção de doenças (como depressão e hipertensão), podendo ser usada também como tratamentos paliativos em doenças crônicas.
Segundo reportagem do Ministério da Saúde (2019), cresceu a procura pelas PICs entre 2017 e 2018:
Número de atividades coletivas (como yoga e tai chi chuan): de 216 mil para 315 mil, com crescimento de 46%;
Procedimentos e sessões de Terapias: 157 mil para 355 mil, com aumento de mais de 126%;
Quantidade de participantes nessas atividades: 4,9 milhõespara 6,67 milhões, cresceu 36%.
“Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.” Portal do Governo Brasileiro
Confira os dados levantados pelo Ministério da Saúde sobre a procura de PICS no SUS, a partir de 2019:
De 2019 até a metade de 2022, 84% dos municípios brasileiros (4.665) ofertaram, em algum momento, práticas integrativas e complementares nos sistemas públicos de saúde;
Até julho de 2022, mais de 8,2 mil estabelecimentos em saúde registraram oferta de PICS na atenção primária;
No mesmo período do ano passado, 3.082 cidades ofereciam as terapias alternativas no SUS;
A quantidade de procedimentos individuais em PICS realizados na primeira metade de 2022 representa 82% do total realizado em 2021: foram 532 mil até julho do ano passado e 645 mil em 2021;
Os procedimentos coletivos em PICS também aumentaram: de 13,4 mil em 2021 para 15,6 mil até julho de 2022.
De acordo com o relatório de monitoramento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Ministério da Saúde, no ano de 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um total de 1.838 sessões de constelação familiar. No entanto, informações mais atualizadas não foram divulgadas.
Terapias Holísticas no Brasil e no mundo
Em seus países de origem, as práticas e terapias holísticas são amplamente usadas como pilares da saúde. Algumas com origens milenares.
Na China, por exemplo, a milenar Medicina Tradicional Chinesa (composta de Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, entre outras terapias).
Na Índia, temos as milenares Yoga, Meditação e Ayurveda.
Em todo o mundo, temos a Fitoterapia como prova. Esta terapia utiliza as plantas para o tratamento de desordens, descobertas e usadas pelos povos originários há milhares de anos.
Me conta aí quem nunca tomou um cházinho de camomila para se acalmar? Ou um chá de limão com gengibre para resfriado? A Fitoterapia e Naturopatia são bases dos estudos de farmacologia atuais.
Hoje, hospitais brasileiros de ponta, como o Israelita Albert Einstein e o Sírio-Libanês, já contam com serviços de abordagem integrativa.
A terapia de Constelação Familiar está sendo usada no Judiciário para resolução de conflitos.
Além do Brasil, outros países também estão implementando as Terapias Holísticas em seus sistemas de saúde.
O que esta ocorrendo nos últimos anos, em especial devido a facilidade e alcance da internet e redes sociais, é uma avalanche de pseudos terapeutas e terapias enganosas. Muitos descobriram nesse ramo oportunidade de explorar e se aproveitar da boa fé das pessoas ou da mania de querer tudo on line, rápido, pensando em facilidade e não em qualidade, profissionalismo e seriedade.
até iniciação em reiki ja criaram, e alguns gratuitos para depois cobrarem algo, ou apenas se vangloriarem e iludir os mais ansiosos ou desesperados.
não confie em promessas de cura ou soluções mágicas.
como ja dizia um de meus mestres; " quem cura é Deus, somos apenas instrumentos"
Em qualquer terapia, holística ou não, necessário buscar profissionais sérios, comprometidos,
Também bom lembrar que alguns médicos ou laboratórios não gostam de perder clientes e dinheiro para terapias naturais que por vezes tem mais efeitos e soluções, sem explorar o aspecto financeiro.
Tudo que for gratuito precisa ser analisado, claro que ha terapeutas que oferecem algumas sessões gratuitas, para serem conhecidos ou tornar sua terapia mais conhecida, ou como divulgação e atração de clientes ou como doação de seu trabalho.
È valido.
MAS... sempre verifique a intensão, a experiência e se possível recomendação.
Atuo com terapias há mais de 20 anos, estudei e ainda estudo, sou especialista em poucas mas agrego outras de acordo com meu conhecimento ou recomendo outro terapeuta que seja especialista.
cautela com novidades que prometem muito, por vezes as mesmas terapias surgem com nomes diferentes ou pequenas mudanças mas são as mesmas.

Comments