top of page
Buscar

casais em terapia

Você já imaginou que uma terapia de casal poderia alavancar seu relacionamento e te fazer enxergá-lo com outros olhos? A crise de casal parece ser algo tão rotineiro quanto a velocidade do mundo moderno.

É grande o número de pessoas que afirmam já terem passado por crises conjugais, seja no namoro ou até no casamento e segundo o dado nacional mais recente do ibge, de 2015, o número de divórcios ao ano no brasil cresceu 160% em 10 anos. Alguns casais passaram a optar por relacionamentos abertos, outros trocam o status de relacionamento com muita frequência sem perceber, boa parte opta por permanecer sozinho. A grande questão é que o tema relacionamentos sempre rende muito assunto, pesquisas, interesses e principalmente curiosidades.

Enquanto terapeuta focado no tema de relacionamentos quero falar um pouco sobre esse assunto e deixar algumas reflexões e contribuições para casais que queiram ir além, ou até mesmo para pessoas solteiras que queiram se entender melhor e que talvez estejam com dúvidas, sofrimento e angústias relacionados ao amor.

A modernidade nos oferece informações e novidades constantes, isso é fato. O interessante é perceber a mudança de comportamento dos casais da antiguidade para os da atualidade.

Uma autora que fala muito bem sobre isso é a psicanalista Regina Navarro Lins, ela aborda temas atuais como sexualidade, individualidade dos casais e relações extraconjugais e o famoso “amor romântico”, muito presente nos relacionamentos e visível quando percebemos que alguns casais insistem manter casamentos infelizes pela necessidade exacerbada em acreditar no “amor eterno”. Dizer que alguns “amores” não são eternos, pode parecer desanimador, mas a verdade é que é exatamente o objetivo do amor romântico: nos fazer acreditar que nossos relacionamentos devem ter o mesmo enredo que um filme de romântico hollywoodiano.

Percebo que os relacionamentos hoje em dia mudam constantemente,

principalmente ao que diz respeito na forma de se relacionar. A era da tecnologia nos trouxe muitas possibilidades de se conhecer um novo amor, não é mesmo? E como será que essa tecnologia também afeta os relacionamentos atuais?


A modernidade foi capaz de agregar muitas possibilidades para que casais consigam estabelecer uma relação estável e duradoura mesmo na distância. Como isso foi possível? Através da tecnologia e aplicativos modernos que aproximam pessoas que moram até mesmo em países distantes.

Apesar disso, a lista de motivos que faz com que casais se desentendam é extensa e através desse blog eu pretendo abordar alguns questionamentos a respeito dos motivos que propiciam desgastes nas relações amorosas, expectativas de cada um dentro de um relacionamento e as maiores dificuldades enquanto casal.


Cito aqui os 10 motivos mais comuns pelos quais mais recebo queixa em orientações para casais ou que observo presente na contemporaneidade contribuindo para a criação de mitos dentro dos relacionamentos.


10 motivos pelos quais relacionamentos modernos chegam ao fim

1

Expectativas exacerbadas motivados a uma busca de um “relacionamento hollywoodiano”

2

Dificuldade em aceitar a individualidade de cada um dentro da relação a dois

3

Perda da privacidade de ambos privacidade essa conquistada no modelo de adolescência moderno onde cada um tem seu quarto e suas senhas

4

Idealizações de que o parceiro(a) tem a obrigação de corresponder a expectativa do outro

5

Comunicação agressiva e superficial muitas vezes as conversas mais importantes se dão através de aplicativos mesmo já sendo casal há meses

6

Falta de diálogo e reflexões acerca dos problemas dentro do relacionamento

7

Discordância em relação a sexualidade do casal

8

Possessividade

9

A família de origem de cada membro da relação

10

Excesso do pensamento romântico de que todo o amor é “para sempre”




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
tornar seu filho independente

Embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado vale muito a pena Quando nasce um bebê, sua...

 
 
 
pais que dependem de seus filhos

Há filhos que, involuntariamente, apoiam emocionalmente os pais. Neste artigo, vamos falar sobre como a dependência afeta a relação...

 
 
 

Commentaires


bottom of page