depressão na adolescencia
- serintegralterapia
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atingindo milhares de pessoas todos os anos no Brasil e no mundo, a depressão também acomete adolescentes em grande número. Tanto que a segunda maior causa de morte entre os jovens é o suicídio.
Mesmo assim, são poucas as pessoas que conseguem identificar a depressão na adolescência e, principalmente, entender suas causas e motivos, que podem ser os mais diversos e podem passar despercebidos pelas confusões naturais da idade.
Por isso, é muito importante estar atento a dois fatores quando se tem um filho adolescente ou conhece algum adolescente que você tenha uma ligação afetiva forte:
· Saber quais são os sintomas da depressão
· Identificar situações ou fatos que podem contribuir para uma depressão antes que ela ocorra.
Com isso em mente, vamos falar sobre como identificar a depressão em adolescentes e quais são as suas principais causas.
Como identificar a depressão em um adolescente?
Conseguir perceber um adolescente com depressão pode ser uma tarefa realmente difícil, pois esta fase da vida tende a ser uma quais ocorrem mais mudanças emocionais e que carregam os maiores estigmas.
Por isso, é preciso deixar o preconceito de lado e olhar para o adolescente com olhos cheios de humanidade e afeto, entendendo que é uma fase com grandes mudanças de percepção de mundo, de si mesmo e com flutuação intensa de hormônios, sendo que tudo isso é impactado pelo meio no qual o adolescente está inserido.
Os principais sintomas de um adolescente em depressão, são:
o Desejo de isolamento: o adolescente interage muito menos com amigos e família, ficando muito mais mais calado.
o Irritabilidade: tudo é motivo para rispidez, respostas agressivas e gestos intensos, como se estivesse sempre contrariado, detestando qualquer situação.
· Perda de interesse por atividades prazerosas: o adolescente parece não ter mais prazer por nada, ficando muito ao celular apenas, calado, trancado em seu quarto.
· Queda das interações sociais: quase não se ouve a sua voz nem se vê movimentação para sair com os amigos.
· Baixa autoestima: gostar de si vira um desafio e a falta de contentamento consigo mesmo causa frustração.
· Alterações de sono: excesso de sono, troca de turno de sono (do dia para a noite) e cansaço durante o dia estão presentes.
· Apatia: o mundo parece que perdeu a cor e nada tem mais graça, tudo é desinteressante
· Problemas de concentração ou memória: é muito difícil concentrar-se em uma atividade e a distração é companheira constante, além de esquecer várias coisas.
· Queda no rendimento escolar: as notas baixaram muito e fica muito difícil acompanhar o ritmo escolar, com dificuldade para realização de tarefas, atividades e provas.
· Problemas de saúde de origem psicossomática: começam a surgir problemas como dor de cabeça, enjoos, problemas de estômago e dores aparentemente sem causa.
· Desejo de arriscar-se: alguns adolescentes podem se deixar levar pelos impulsos e querer se arriscarem em situações de grande perigo.

Comentarios