top of page
Buscar

sexo e sexualidade; qual a diferença?

sexo é sexo, identificação física ou gênero e também a relação
sexo é muito importante para saúde mental, física e emocional
a sensação de bem estar, sentimento auto estima, estar a vontade com seu corpo
podemos dizer que sexo e um modo de encontra de pessoas, tornando esse encontro um encontro intimo de atos carinhosos, sensuais, cheios de carícias e bem estar, intimidade, mesmo não chegando ao orgasmo

sexualidade é tudo que envolve desenvolvimento, envolvimento com alguem, toque, auto imagem,
maneiras de lidar com seu corpo, sensualidade. relacionamento, sentimento e emoções, sensações,
envolve as questões de amor, mal de amor, traição, namoro, paixão, empolgação, prazer, afetividade, carinho, toque, corpo, linguagem do corpo, visão do corpo, erotismo, que é diferente de pornografia
comunicação verbal e não verbal, olhar, sorriso, expressão, atitudes e outros,
orientação sexual
gênero, masculino e feminino conceito cultural que é ser homem ou ser mulher
identidade sexual a criança aos dois ou três anos em geral já sabe se é um menino ou menina, auto identificação
pelos 4 ou 5 anos já pode sentir auto reconhecimento de sua identidade sexual ou oposta
normas culturais orientam nossa sexualidade, o que pode variar de país para país, cultura para cultura e época para época
o famoso “ que pode ou não pode.”
e identificação de gênero
auto identificação de seu comportamento feminino ou masculino
sentimento em contraste com seu corpo
em geral as pessoas tem inúmeros tabus e variável dificuldade para conversar tranquila e seriamente sobre sexo e sexualidade com crianças e adolescentes, porém fazem diversas brincadeiras maliciosas, expressões com segundo sentido, usam termos pejorativos e preconceituosos, provocando situações de humilhação ou exposição negativa
tal situação pode motivar vergonha ou medo nas crianças ou adolescentes de perguntar ou falar sobre o assunto, suas duvidas, como se sente, além de poder suscitar ou reforçar preconceitos e ignorância criando problemas no desenvolvimento físico, emocional e mental.
essa resistência em conversar de maneira elucidativa e séria orientando e esclarecendo pode facilitar que nossas crianças e jovens sejam vitimas de abusos, físicos e emocional ou mental, gerando traumas, limitações, dificuldades de auto aceitação, exposição em redes sociais ou atitudes problemáticas e envolvimentos questionáveis em busca de aceitação, “amor”, sensações diferentes, distúrbios de relacionamentos ou algumas vezes provocando comportamentos de risco.
Todo mundo já ouviu que a sexualidade é um aspecto importante da nossa vida, mas...o que é sexualidade? Na verdade, esse é um termo bastante amplo e abrangente e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.

A maioria das pessoas confunde a sexualidade com o sexo. Embora a sexualidade também englobe o tema sexo, ela não é só isso. Quando falamos sobre sexo, muitas vezes nos referimos à prática sexual que envolve uma intimidade física.

A sexualidade é um aspecto comum a todas as pessoas, ela está presente desde que nascemos e vai sendo construída e desenvolvida no decorrer de toda a vida, através das experiências que vamos tendo ao longo dos anos. Consideramos que o desenvolvimento da sexualidade é um aspecto biológico do ser humano que é influenciada pelo contexto social, cultural, histórico, psicológico, econômico, político, religioso e éticos em que o sujeito está inserido. Ou seja, a sexualidade pode ser expressada de formas diferentes de pessoa para pessoa, pois recebe forte influência do convívio social.

Dessa maneira, a sexualidade se desenvolve a partir da interação social, de uma forma especial e profunda através da comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o outro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a sexualidade é “uma energia que nos motiva para procurar amor, contato, ternura e intimidade” e ela “influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”. Podemos dizer que a sexualidade está relacionada com tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar, com a forma que a gente se coloca no mundo e como nos relacionamos com o outro a fim de buscar o prazer. Esse prazer não precisa necessariamente ser o prazer sexual.

Portanto, pode fazer parte da sexualidade, a necessidade de admiração, autoestima e a satisfação corporal, por exemplo. Consequentemente, a sexualidade está diretamente ligada ao bem-estar do indivíduo, pois estar bem consigo mesmo é estar bem com a sua sexualidade.

Em relação ao sexo, a sexualidade está relacionada ao erotismo, prazer, orientação sexual e reprodução. Implica em sentimento de amor, tesão, necessidades de contato com o outro, carícias, beijos, troca de intimidade e também a sintonia com o outro.

Se a sexualidade está presente desde que nascemos até a nossa morte, entendemos então que ela pode se transformar ao longo do tempo, dependendo das experiências que as pessoas se permitem vivenciar. Sendo assim, a sexualidade também é um aspecto dinâmico nas nossas vidas, ou seja, a maneira como nos sentimos atraídos ou atraentes para os outros também pode mudar ao longo da vida de acordo com as vivências que nos permitimos passar.

O ponto importante sobre esse assunto é que, independente da sua visão sobre o tema, você tenha uma relação positiva de compreensão e aceitação da sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir confortável com seus desejos e sensações colabora para o amadurecimento da sua sexualidade, gerando uma experiência positiva e saudável.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
tornar seu filho independente

Embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado vale muito a pena Quando nasce um bebê, sua...

 
 
 
pais que dependem de seus filhos

Há filhos que, involuntariamente, apoiam emocionalmente os pais. Neste artigo, vamos falar sobre como a dependência afeta a relação...

 
 
 

Comments


bottom of page