top of page
Buscar

terapia floral, equilíbrio das emoções

Atualizado: 30 de mai. de 2023






Um dos princípios dos florais é que o estado psicológico, mental e emocional influencia o bem-estar do indivíduo, podendo gerar doenças.
Sendo assim, o pensamento positivo ajuda a curar doenças e promove o bem-estar. Já os pensamentos negativos podem causar doenças físicas ou emocionais.
A partir disso, as essências florais ao serem ingeridas podem auxiliar na cura de doenças físicas ou emocionais.
A terapia com florais é completamente natural. Cada essência tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada, dependendo dos sintomas e sentimentos do momento.
A Terapia Floral pode aliviar diversos sintomas, como:
Estresse e cansaço;
Ansiedade, medo, solidão;
Problemas de relacionamento em casa ou no trabalho;
Angústia e depressão.
Ansiedade
outros
A Terapia Floral pode agir em crises que ocorreram em diferentes fases da vida (adolescência, idade adulta, menopausa e andropausa, terceira idade), como insônia, tabagismo, alcoolismo e uma série de conflitos internos ou externos responsáveis por distúrbios físicos e mentais que afetam cada vez mais pessoas.
A terapia com florais também é recomendada para quem não está doente\
Os florais também são indicados para indivíduos que se sintam carregados de energias negativas ou que estejam com baixo astral e desanimados, precisando equilibrar suas emoções e atrair energias positivas.
Por exemplo, é muito interessante iniciar uma terapia floral no início de cada ano, para renovar as energias e começar o ano com o pé direito.
A eficiência do tratamento com terapia floral costuma ser dividida em quatro etapas, conhecidas como os quatro “R”:
Relaxamento: sensação imediata de bem-estar.
Reconhecimento: a essência floral começa a agir na mente, elevando os pensamentos.
Resistência: é a etapa para aqueles que estão em uma tratamento mais extenso; esta fase é marcada por uma vontade de desistir e pessimismo, mas é apenas uma fase, então seja perseverante.
Renovação: a esperança e a positividade são restauradas e a fé é fortalecida.
Quem trabalha com a terapia floral descobre a beleza e a maravilha de ver seres humanos transformados, reencontrados e mais auto-conscientes. Terapeutas florais bem formados e experientes têm ciência da ação notável das essências florais em seres humanos, animais e até em plantas.
Os resultados efetivos da terapia floral têm sido comprovados não só pelos especialistas da área, como por uma ampla gama de profissionais, como médicos, dentistas, pedagogos, psicólogos, entre outros. Mesmo veterinários e criadores de animais têm utilizado, com muito sucesso, a terapia floral no tratamento de animais domésticos e selvagens.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), que é uma importante agência da ONU, declarou em 1978, na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, que “Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (as essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o auto cuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”.
Desde a descoberta das essências florais e a sistematização da terapia floral feita pelo Dr. Bach, na década de 1930, milhões de pessoas foram beneficiadas pelo seu uso. A terapia floral é hoje reconhecidamente uma forma terapêutica e uma ciência bem fundamentada e sistematizada, que proporciona reequilíbrio emocional, mental e comportamental para as pessoas, de forma simples, precisa e suave.
O uso da terapia floral A terapia floral é indicada para o tratamento de desequilíbrios emocionais, afetivos, psíquicos e comportamentais. Por isso, é utilizada no tratamento de medos, pânico, traumas, TOC, compulsões, carências emocionais, irritabilidade, depressão, insegurança, autoritarismo, apatia, desatenção, dificuldade de aprendizado, humor instável e outros.
Normalmente, os resultados mais efetivos são obtidos através da orientação de um terapeuta floral ou de outro profissional da área da saúde igualmente bem treinado em terapia floral. Porém, qualquer pessoa pode recorrer às essências florais para o seu uso pessoal, desde que tenha um conhecimento razoável sobre si mesma e sobre o uso das essências florais.
Além do consultório terapêutico, a terapia floral tem sido utilizada, com bons resultados, em escolas, asilos, abrigos, instituições que cuidam de animais, empresas, situações pré e pós cirúrgicas, atendimentos odontológicos e outras. Apesar disso, a terapia floral não é uma panaceia. Existem muitas circunstâncias onde a combinação de outras formas terapêuticas é fundamental para auxiliar o doente.
Há vários sistemas de florais, o primeiro foi do Dr Bach, pioneiro, e há outros como de Minas, Saint Germain, Califórnia, australiano e filhas de gaia, esse e muito especial para crianças.
Na avaliação terapêutica recomendo a cada pessoa o mais adequado.
 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
tornar seu filho independente

Embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado vale muito a pena Quando nasce um bebê, sua...

 
 
 
pais que dependem de seus filhos

Há filhos que, involuntariamente, apoiam emocionalmente os pais. Neste artigo, vamos falar sobre como a dependência afeta a relação...

 
 
 

Comments


bottom of page